Dr. Mauro Cerri Neto

Veganistas – À Procura da Felicidade

Você já deve ter assistido ao filme “À Procura da Felicidade”, lançado no Brasil em 2007 e estrelado pelo ator Will Smith. Nele é retratada parte da história de vida de Chris Gardner, que enfrentou grandes problemas financeiros, foi abandonado pela mulher, despejado de seu apartamento e teve que cuidar sozinho de seu filho de cinco anos.

Apesar de todos os problemas que enfrentou na vida, Gardner prosperou: de morador de rua, tornou-se multimilionário.

Tive a oportunidade de assistir à palestra de Chris Gardner no Nacional Achievers Congress (NAC Brasil 2017), ocorrido dias 23 e 24 de setembro, em São Paulo. Durante a palestra, Gardner emocionou a plateia, ao fazer menção a uma parte muito especial do filme, em que ensinara a seu filho uma verdadeira lição de vida.

As palavras de Gardner no NAC Brasil 2017 sobre esta lição de vida foram: “Se você quer alguma coisa, corre para realizá-la, e nunca deixe ninguém te dizer que você não pode fazer alguma coisa. Procure ser o melhor em tudo o que faz, sempre com o amor e dedicação. A vida é um eterno aprendizado e qualquer pessoa tem permissão para sonhar”.

Mas o que o filme e esta “lição de vida” de Chris Gardner têm a ver com o veganismo?

Tem tudo a ver. Começando pelo nome do filme.

Nós, veganos, também estamos “à procura da felicidade”. À procura da felicidade dos animais humanos e à procura da felicidade dos animais não humanos. Diariamente lutamos pelo fim da violência, pelo fim da exploração, pela igualdade e pela justiça. Imbuídos de compaixão, ansiamos por felicidade… felicidade de TODOS.

Também vivemos de acordo com a “lição de vida” ensinada por Gardner. Todos os dias corremos para realizar nossa missão, qual seja, “veganizar”. Não permitimos que ninguém nos diga que o veganismo é algo inatingível. Se nos tornamos veganos, o veganismo é sim algo real e possível, e ao alcance de qualquer um. Procuramos ser o melhor que podemos na “arte de veganizar”, sempre com amor e dedicação. Vivenciamos o eterno aprendizado da vida e temos plena convicção de que temos permissão para sonhar… sonhar com um mundo melhor.

Na qualidade de advogado e professor especializado em Direito Animal, realizo meu sonho colaborando com esse processo de “veganização”, por meio da Educação.

Fundei a 1ª Instituição de Ensino Animalista do Brasil, a Sentido Animal. Ela tem por objetivo gerar reflexão sobre a forma como os animais humanos estão se relacionando com os animais não humanos.

De questões jurídicas a questões técnicas (veterinária/biologia), de questões teóricas (filosóficas) a questões práticas, a Sentido Animal colabora para a transmissão da mensagem da compaixão e do veganismo.

À procura da felicidade, me encontrei na Educação. Alguns se encontraram na culinária. Outros, na medicina e na nutrição. Têm aqueles que se encontraram no esporte, no jornalismo, na arte. Cada um encontra a felicidade em um lugar muito especial. “Veganistas” são insatisfeitos, estão sempre à procura de MAIS felicidade…

Se você ainda não a encontrou, continue procurando… nunca desista, cedo ou tarde você vai encontrá-la.

Abraço, Mauro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *