Porque não usamos lã?

Lembro-me de quando criança, que meu avô criava ovelhas para produção de lã. Eram poucas, apenas 5 ou 6 , que produziam somente para consumo doméstico. Elas eram muito bem tratadas por ele, que as tratava com carinho e cuidado especialmente para tosquiá-las.

Ele sempre nos dizia que era bom para as ovelhas, porque no verão elas sentiam muito calor caso a lã não fosse retirada (isso não é verdade, elas produzem apenas o necessário, mas acredito que ele nem sabia disso).

Quando comecei a me interessar pelo veganismo, confesso que fiquei sem entender porque os veganos não usam lã mas a minha dúvida durou pouquíssimo tempo, bastou eu fazer uma pesquisa na internet e logo eu descobri as verdadeiras razões éticas que vão contra a filosofia vegana.

A maior parte da lã consumida, não vem de produtores carinhosos como meu avô, ela é produzida em escala industrial e essa cadeia produtiva é extremamente cruel com os animaizinhos.

Primeiramente as ovelhas são privadas de comida e água nas vinte e quatro horas anteriores â tosquia, para que se comportem de forma mais dócil. Elas são alvo de reprodução seletiva, então, as que apresentam mais pregas na pele são selecionadas para a produção. Acontece, que essas pregas dificultam a remoção da lã e causam mais ferimentos.
.

mulesing

A tosquia é feita em poucos minutos, causando cortes profundos na pele. Estes ferimentos atraem moscas que causam miíase (infestação por larvas), especialmente em volta da cauda onde a pele se enruga mais. Para combater isto, a pele das nádegas das ovelhas é removida sem anestésico, em um processo conhecido como “mulesing”.

Anos de vida em confinamento e em condições insalubres, brutalidade e ferimentos, encurtam a vida das ovelhas que são enviadas para o abate assim que sua produção de lã diminui.

Por último, os carneiros são menos valorizados do que as ovelhas, já que não produzem bebês. Por conta disso, são castrados sem anestésico e abatidos para consumo de carne enquanto ainda muito jovens.

.

Depois de buscar todas estas informações e entender as razões que levam os veganos a não usarem lã, lembrei-me com tristeza que todas as ovelhas de meu avô, que brincávamos quando nasciam e que eram tão bem tratadas durante a vida, também tiveram o mesmo fim… foram abatidas para consumo… mas, aquilo parecia normal, fomos condicionados a pensar assim. Viravam churrasco depois de uma vida de servidão.

Obs: Ovelhas são animais gentis, amáveis, sensíveis e inteligentes. Elas têm memórias incríveis e lembram de até 50 rostos de indivíduos (ovinos e humanos) por anos. Longas pesquisam comprovaram que, para lembrar, elas usam uma parte do processo neural semelhante ao dos humanos.
Veganos são contra qualquer tipo de exploração animal.

 

Malga Di Paula