Juliana Couto

Torta Cremosa de Palmito com Alho Poró

Olá pessoal, eu sou a Juliana do @veganapratica e fiz essa receita maravilhosa para vocês veganos ou não, com ingredientes flexíveis (substituíveis).

Ingredientes
–  1 1/2 xicara de farinha de grão-de-bico
–  1/2 xicara de água
–  200 ml de leite de castanha de caju
–  200 gramas de palmito pupunha
–  1/4 xícara de azeite de oliva
–  1/2 cebola
–  1/2 alho poró
–  3 colheres de sopa de azeitona verde picada
–  1 colher de sobremesa de fermento em pó
–  2 colheres de chá de orégano
–  2 colheres de chá de sal

Modo de Preparo
–  Em um liquidificador, bater a farinha de grão-de-bico com a água, azeite, fermento, metade do leite de castanha de caju, do sal e do orégano até ter uma mistura homogênea.

–  Em uma panela cozinhar o palmito pupunha na água até que fique macio e peneirar. Na mesma panela refogar a cebola picada no azeite até dourar, acrescentar o alho poró e refogar por mais 3 minutos. Adicionar o leite de castanha, o restante do orégano e do sal e finalizar com as azeitonas.

–  Untar uma assadeira (18cmX11cm) com azeite e transferir metade da massa no fundo. Em seguida distribuir o recheio por cima, e cobrir com o restante da massa. Salpicar orégano e caso desejar, tomate cereja cortado ao meio. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 40 minutos.

OBS: Caso você não tenha farinha de grão-de-bico, poderá ser usada a de arroz integral.

O leite de castanha dá um toque especial ao recheio deixando uma cremosidade incrível e sem roubar o sabor. Caso você desejar substituir, aconselho que seja por um leite que siga o mesmo padrão, como por exemplo o de inhame.

Abraço, Juliana.

 

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *