Larissa Maluf

Somos 14% da população. O que isso significa?

Uma nova pesquisa do IBOPE Inteligência, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, confirmou o que muitos de nós sentíamos há algum tempo: o expressivo aumento de vegetarianos no país. Posso dizer que me encaixo na estatística, pois me tornei vegetariana em 2013 e vegana em 2015, assim como a maioria dos meus amigos, que também veganizaram nesse período.

Em 2012 éramos 8% da população, cerca de 15 milhões de pessoas. Hoje, somos 14%, cerca de 30 milhões de vegetarianos. E a tendência é aumentar cada dia mais.

Mas por que isso aconteceu?

Com certeza o fato de celebridades terem se tornado veganas ou vegetarianas foi um grande motivo para que outros se inspirassem e fizessem essa transição.  Não há dúvidas também que em uma próxima pesquisa, graças a acontecimentos como a Xuxa virar vegana, vamos notar um aumento ainda maior. Temos ainda um número crescente  de nutricionistas, médicos e profissionais de saúde se especializando em dietas vegetarianas, o que faz com que seus pacientes não sejam desencorajados. Infelizmente muitas pessoas já devem ter tido vontade de tirar os derivados animais de suas vidas, porém estas esbarraram na falta de informação e no desencorajamento por parte de alguns profissionais. Estes são apenas dois entre vários motivos que fizeram esse crescimento acontecer.

E o que vai acontecer de agora em diante?

Com o aumento de vegetarianos, aumenta também o número de empresas que buscam esse público e esse mercado, criando novos produtos, novas opções em restaurantes, novas empresas veganas. Consequentemente, com mais opções temos novamente um público que encontrará mais facilidade em experimentar e adquirir novos hábitos e esse crescimento estará cada dia maior, bem como, temos a tendência do valor destes produtos industrializados diminuírem, com a maior procura.

Em resumo, o veganismo só tem a ganhar com essa notícia, mas quem tem mesmo a ganhar não somos nós, são eles: os animais, com mais protetores, mais ativistas e mais pessoas praticando a empatia e a compaixão. ♥

Larissa Maluf
instagram.com/diário_vegano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *