Blog Veganistas

O QUE É PRECISO PRA SE TORNAR VEGANO?

Muitas pessoas relatam ter dificuldades para se tornarem veganas, ou dizem não saber direito por onde começar. Nesse post vou listar alguns tópicos que poderão te ajudar a fazer a transição de uma maneira menos descomplicada:

1- Informe-se: quanto mais informação você tiver, mais fácil será fazer sua transição. Leia blogs, assista documentários no Netflix e Youtube, leia livros, busque se informar ao máximo. Ter consciência do que é o veganismo é o primeiro passo. É preciso compreender que não se trata apenas de uma questão alimentar, mas de não ser conivente com nenhum tipo de exploração animal (através de vestuário, alimentação, produtos de higiene e entretenimento). Entendendo melhor do que se trata será cada vez mais fácil se manter firme nessa escolha;

2- Aventure-se na cozinha: a cozinha é um ambiente mágico. Não é doido pensar que misturamos coisas diferentes e no final temos um resultado mais diferente ainda? Você não precisa se tornar um masterchef vegan, mas é bom aprender a cozinhar pelo menos o básico, assim você não precisa ser dependente de outras pessoas para preparar sua comida e de quebra ainda aprender receitas deliciosas!

3- Permita-se conhecer coisas novas: alimentos, produtos, estabelecimentos. Permita-se mudar! No começo talvez você encontre um pouco de resistência, mas vá experimentando coisas novas sempre que possível. Existem marcas incríveis de produtos livres de exploração animal e a cada dia temos mais novidades disponíveis!

4- Busque orientação de um profissional: é sempre bom contar com a ajuda de um profissional da área para te orientar sobre a questão alimentar, seja um médico ou um nutricionista. Ambos irão levar em consideração a sua individualidade e poderão te dar as orientações adequadas para seu estilo de vida e para sua rotina. Você é um ser humano único e isso precisa ser levado em conta. Suas necessidades não são iguais as da Maria, ou da Luisa.

5- Não desanime! Talvez no começo muitas dúvidas surjam no seu caminho, você se sinta um pouco perdido, mas não desanime. O veganismo é um movimento que luta pela libertação animal e quando começamos a estudar mais sobre ele, vemos que os animais são explorados de maneiras que nem imaginávamos ser possível. Começamos a ler rótulos de produtos e a ver que quase tudo leva pelo menos algum ingrediente de origem animal. Com tantas opções vegetais, não se faz necessário o uso de produtos de origem animal seja na nossa alimentação, seja no nosso vestuário ou no nosso dia a dia em geral.

É absolutamente possível viver uma vida saudável, consciente e livre de exploração animal. Quer aprender mais sobre isso? Acompanhe nossos perfis na plataforma veganistas!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *