Beta Lotti

Nem carne, nem ovo, nem peixe, nem leite e nem MEL!

Eu amo abelhas. Vocês sabiam que se as abelhas forem extintas, nosso mundo pode ser gravemente prejudicado?

Por isso eu vou contar para vocês porque nós, os veganos, não comemos nem Mel.

Uma a cada três refeições feitas pelos humanos só é possível graças às abelhas. Elas são tão importantes que se fossem extintas, milhares de plantas também seriam, e consequentemente, milhares de humanos morreriam. Einstein chegou a dizer que se as abelhas fossem extintas, o ser humano também seria nos anos seguintes.

As abelhas são responsáveis por mais de 70% de todas as polinizações: A polinização é o transporte de pólen de uma flor para a outra. Assim as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento de frutos e sementes.

E o que o mel tem a ver com isso???????

Elas trabalham arduamente durante o verão e a primavera, passam o tempo produzindo alimento para se abastecerem no inverno. Infelizmente, assim como a indústria da carne, a apicultura adota medidas desumanas na criação de abelhas para aumentar a lucratividade dos negócios:

– fumigação – o apicultor usa fumaça, pode ser com palha e sabugo de milho, para deixar as abelhas atordoadas e intoxicadas e poder manusear mais facilmente a colmeia. A morte das abelhas não acontece apenas por asfixia pela fumaça, mas elas também morrem queimadas pelo forte calor.

– apicultores grampeiam as asas da rainha para que ela não possa abandonar sua colmeia, levando consigo muitas das operárias. ( Você leu isso?)

– as abelhas rainhas são inseminadas artificialmente, (o apicultor utiliza ganchos e seringas) com o sêmen de zangões decapitados, porque o ato de arrancar a cabeça do zangão e espremer o tórax faz com que eles ejaculem e as rainhas são mortas quando sua capacidade de produção de ovos decai.

– na manipulação dos favos muitas abelhas morrem esmagadas. As abelhas são separadas de suas colmeias sendo sacudidas violentamente ou por jatos de ar, o que provoca a perda de suas asas e pernas, gerando dor e morte;

– abelhas também são submetidas à vivissecção e muitas experiências são realizadas para aumentar a produção de mel, o que garante a ganância dos apicultores;

– em alguns países, como por exemplo, no Japão, abelhas sofrem radiação para fazer com que os ferrões caiam, “fabricando-se” abelhas sem ferrões que se tornam inofensivas, para um manuseio mais fácil;

As abelhas produzem mel para suprirem suas próprias necessidades e não para o deleite do ser humano. A intervenção humana resulta em fome, sofrimento, e morte para as abelhas. Diante de tudo isso, visto que nós humanos não precisamos de mel para sobreviver, comer mel torna-se um ato antiético e desumano.

Felizmente o nosso mundo moderno nos oferece várias opções incríveis para substituir o mel, entre os meus favoritos estão o melado de cana, açúcar de coco e o caramelo de tâmaras, enfim… Existem muitas opções! Indico assistirem ao desenho animado Bee Movie, tem na Netflix! Tenho certeza que vocês terão mais compaixão por esses seres tão lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *