Carol Perdigão

Macarrão de Abobrinha ao Molho Branco com “bacon” de Shitake

Fonte: Carol Perdigão

Quem não ama uma boa macarronada? Não sei você, mas quase sempre que eu chego em casa cansada, depois de um longo dia de trabalho, eu chego desejando um prato de massa quentinha. Nessas horas, uma “massa” de abobrinha como essa cai como uma luva, trazendo o conforto afetivo do macarrão, com a leveza de um prato que praticamente só tem vegetais.

 

É claro que se você não tiver problema em comer massa à noite, ou estiver preparando o prato para o almoço, também pode misturar um bom spaghetti integral com o macarrão de abobrinha, para uma versão mista e um pouco mais substancial.

Esse molho branco, à base de inhame e sementes de girassol, é um dos meus preferidos, por ser super prático, equilibrado e nutritivo – além de mais barato que as alternativas de castanhas.

Para dar um toque especial em tudo, nada como esses shitakes assados, apelidados de “bacon” pela crocância e sabor defumado, mas que na verdade dão de 10 a 0 no original.

Receita

Macarrão de abobrinha ao molho branco com “bacon” de shitake
Serve 2-3 pessoas

“Bacon” de shitake200g de shitake1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de shoyo natural (sem glutamato)
1 colher de chá de melado
½ colher de chá de fumaça líquida (ou páprica defumada

Molho branco

Fonte: Carol Perdigaõ

150g de inhame, sem casca e cozido
½ xícara de sementes de girassol, de molho por 4 horas
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de levedura nutricional
1 colher de chá de sal
¼ colher de chá de noz moscada
2 xícaras de água
azeite

 

Macarrão de abobrinha

3 abobrinhas médias
azeite e sal

Para fazer o “bacon” de shitake, corte o shitake em fatias finas e tempere com o shoyo, melado e a fumaça líquida (ou páprica). Disponha em um tabuleiro anti-aderente (ou com tapete de silicone) de forma que as fatias não se sobreponham e asse por 35 minutos a 180 graus, ou até que ele fique bem sequinho e dourado (cuidado para não queimar). Retire do forno e deixe esfriar no tabuleiro para ficarem bem crocantes.

Para fazer o molho branco, refogue rapidamente a cebola e o alho com um fio de azeite. Bata o refogado com o restante dos ingredientes no liquidificador, utilizando apenas a metade da quantidade de água. Vá acrescentando o restante da água aos poucos até chegar a consistência de molho. Prove e acerte os temperos ao seu gosto.

Prepare o macarrão, cortando fatias finas e longas da abobrinha com um descascador de legumes (ou utilize um spiralizer – utensílio específico para fazer macarrão de vegetais). Aqueça um fio de azeite em uma frigideira grande e refogue rapidamente a abobrinha para que ela fique al dente. Desligue o fogo e tempere com um pouco de sal.

Na hora de servir, aqueça o molho do macarrão até levantar fervura. Acrescente a abobrinha e misture gentilmente. Sirva com o shitake por cima do macarrão   –   Bom Apetite

 

                        

           

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *