Juliana Gisolfi

Leite sem crueldade, por favor!!!

Quem não gosta de uma saborosa xícara de cappuccino, de um milk-shake ou de uma bela taça de sorvete cremoso?

Visto que estamos em um País onde o típico café da manhã é leite com chocolate ou café com leite, o famoso pingado, o que fazer para “fugir” do leite e dos seus derivados?

Essa é sem sombra de dúvida uma das maiores dúvidas das pessoas que estão em fase transição. Eu sei bem como é, pois minha transição também não foi fácil. Foram muitas dúvidas, questionamentos e, principalmente, muita pesquisa. Todos os dias me aprofundava em ler matérias científicas, blogs, todos os conteúdos possíveis e imaginários sobre Veganismo e alimentação.

Por isso digo resumidamente que o consumo de leite de origem animal é dispensável ao ser humano.

Vamos nos basear no leite de vaca, onde as pobrezinhas recebem altas doses de antibióticos e, também, de hormônios para aumentarem a produção de leite. Sem contar os pastos repletos de fertilizantes dos quais elas se alimentam. Quem é mãe sabe que no período em que amamentamos tudo o que ingerimos pode contaminar o leite. Sendo assim, se você ingerir o leite de vaca logo estará sofrendo uma contaminação de tudo aquilo dito anteriormente, ou seja, não existe benefício algum em consumi-lo.

Mesmo assim você ainda pode pensar; mas os especialistas em nutrição dizem que o leite de origem animal é rico em cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A, vitamina C e proteína. Saiba que sementes, castanhas, nozes, grãos, leguminosas e frutas são dezenas de vezes mais ricas em nutrientes e vitaminas do que um mero copo de leite animal.

Darei um exemplo básico com uma fruta da qual tenho por hábito fazer leite vegetal: o Coco.

Ele é rico em cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro e  vitaminas como as do complexo B (B1, B2 e B5), além de conter vitamina A e C.

E agora o mais importante de tudo isso podemos fazer com ele um delicioso leite vegetal sem sofrimento e sem crueldade animal. A receita para o leite é bem simples:

Ingredientes

– 1 xícara de coco ralado

– 800ml de água mineral

– 1 pitada de Sal do Himalaia

Em um copo de Liquidificador coloque aproximadamente 300ml de água acrescente o coco ralado e bata em potência alta por 2 minutos. Em seguida acrescente o restante da água, a pitada de Sal e bata por mais 1 minuto. Deixe o leite descansando por uns 15 minutos e depois coe. Coloque preferencialmente, em uma garrafa de vidro com tampa. E está pronto o nosso delicioso leite vegetal, cruelty free.

O leite vegetal de Coco tem uma durabilidade de três dias sobre refrigeração e podemos fazer com ele fantásticos pratos veganos, seja doce ou salgado. Eu costumo dizer que esse leite vegetal é um coringa em qualquer cozinha vegana. Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *