Monique Zuma

Fricassê vegano

Sabe aquelas comidas que trazem memórias afetivas? Aqui em casa o fricassê sempre foi um prato presente nos almoços em família, mas desde que virei vegana (há dois anos) não comi mais.

Esses dias bateu saudade e resolvi criar uma versão vegana, substituindo o frango pelo tofu defumado e o creme de leite por um creme de castanha de caju crua e tofu e fiquei muito feliz com o resultado! Ficou delicioso e, segundo minha mãe (já que não lembro tanto do gosto), super parecido com a receita original. Meu único arrependimento foi não ter feito o dobro da receita, então fica a dica, porque aqui acabou rapidinho! Bora aprender a fazer e impressionar a família naquele almoço de domingo?

Fricassê vegano

Ingredientes da Massa:

1/2 xícara de chá de tofu drenado; 

1/2 xícara de chá de castanha de caju crua;

1/2 xícara de água;

1 xícara de chá de milho;

1 c café de sal;

Pitada de açafrão.

Ingredientes do Recheio

1 c sobremesa de azeite

100g de tofu defumado ralado

1 cebola

3 dentes de alho

Pitada de sal

Coloque o tofu, a castanha de caju crua, milho, água, açafrão e sal no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Sua massa está pronta!

Coloque o azeite (ou outro óleo) em uma panela, acrescente a cebola cortada em cubos e espere ficar translúcida. Acrescente o alho triturado e refogue até dourar bem. Coloque o tofu defumado ralado e refogue por 1 min, apenas para murchar. Está pronto o recheio!

Depois é só dispor em um refratário uma camada de massa, uma de recheio, outra camada de massa e levar para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 min ou até dourar.

Espero que gostem! Qualquer dúvida é só comentarem ou me procurarem lá no Instagram.

Beijos e até a próxima! 🙂

instagram.com/veganismoporamor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *