Monique Zuma

Documentários e livros sobre veganismo e direitos animais

Muitas vezes quando despertamos para o veganismo, as pessoas com quem convivemos questionam bastante nossas mudanças de hábitos. Alguns acreditam que a alimentação vegetariana não é nutricionalmente completa, outros ignoram os impactos ambientais que a pecuária gera no planeta ou não imaginam o nível de crueldade a que os animais são submetidos, entre outras coisas.

Para desconstruir essas ideias e possibilitar que essas pessoas entendam nossa escolha, precisamos de informação. Quanto mais embasamento nossos argumentos tiverem, maiores as chances de conseguirmos fazer alguém repensar seu estilo de vida.

Por isso, resolvi fazer esse post com indicações de livros e documentários que vão ajudar na hora de conversar com aquela pessoa que implica com a sua escolha.

LIVROS:

ALIMENTAÇÃO SEM CARNE – Dr. Eric Slywitch

Esse livro é incrível e ajuda demais na transição. Nele o Dr. Eric esclarece várias dúvidas comuns sobre a dieta vegetariana, alerta sobre cuidados que devemos tomar e deixa claro que a alimentação vegana pode ser muito saudável e rica em nutrientes. Por ser escrito por um médico é uma ótima referência a ser citada.

POR QUE AMAMOS CACHORROS, COMEMOS PORCOS E VESTIMOS VACAS – Melanie Joy

Nesse livro Melanie nos faz refletir sobre o especismo, expondo a distinção cultural que fazemos entre os animais, atribuindo a cada um deles uma serventia diferente.. Ela explica de forma brilhante porque comemos carne e como podemos fazer escolhas mais conscientes deixando de comê-la.

O ESTUDO DA CHINA – Dr. T. Colin Campbell

O livro escrito por Campbell é um estudo feito durante 20 anos sobre o impacto da proteína animal no organismo humano. Na pesquisa, foi comprovado  que dietas ricas em proteína animal contribuem para o surgimento de doenças cardíacas, câncer e outras. O livro é repleto de dados científicos que enriquecem os argumentos em defesa da dieta vegana.

A POLÍTICA SEXUAL DA CARNE – Carol J. Adams

Esse livro é uma obra-prima. A leitura muda tanto a percepção sobre a sociedade que achei difícil ler de uma vez só, pois há muita informação para assimilar. Carol elaborou uma teoria crítica feminista-vegetariana, tratando o veganismo de forma interseccional. Aborda de forma crítica a opressão e a violência contra as mulheres e contra os animais. É uma ótima pedida para indicar àquela conhecida que é feminista, mas come carne.

LIBERTAÇÃO ANIMAL – Peter Singer

Esse é um clássico. Acredito que seja o livro mais famoso sobre abolicionismo animal. O autor fala sobre a senciência animal, ou seja, a capacidade que os animais possuem de sentir e sofrer, assim como nós. A partir desse pensamento Peter questiona a ética relacionada à exploração de animais não humanos.

DOCUMENTÁRIOS:

COWSPIRACY

O documentário mostra como a agropecuária está esgotando os recursos naturais. Revela  dados assustadores, como o fato de serem necessários 15.000 litros de água para produzir um só quilo de carne. O filme ainda aborda uma “curiosidade”:  as maiores organizações mundiais  em defesa do meio ambiente são omissas quanto ao impacto que o  consumo de carne gera no planeta.

WHAT THE HEALTH

Expondo dados preocupantes, esse documentário mostra de forma clara e didática como a alimentação de uma pessoa pode afetar sua saúde. O filme alerta sobre os perigos da proteína animal e aborda ainda os interesses financeiros que relacionam a indústria farmacêutica e alimentícia.

TERRÁQUEOS

Acredito que seja o documentário mais impactante sobre o assunto. Ele mostra cenas reais de como os animais são explorados e violentados, não só para alimentação mas também para vestuário, testes em laboratório etc. Diversas pessoas se tornam veganas depois de assisti-lo, o que já comprova sua capacidade de convencimento. Para quem tem o mínimo de sensibilidade, fica impossível não considerar o veganismo  depois de ver esse documentário.

FORKS OVER KNIVES

Dois médicos e cientistas buscam encontrar uma causa comum pra a maioria das doenças que surgiram nos últimos tempos. Depois de uma longa pesquisa, descobrem que a alimentação rica em proteína e gordura animal contribui em grande escala com as “epidemias” atuais como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares etc. Eles apostam em uma dieta 100% vegetal como forma de prevenir e até mesmo reverter esse quadro.

A CARNE É FRACA

O documentário, feito pelo Instituto Nina Rosa, expõe os impactos negativos que o hábito de comer carne gera para a saúde, para o meio ambiente e para os animais. Mostra de forma clara a crueldade por trás do modelo de produção atual, levando quem assiste a repensar o consumo.

É isso! Espero que gostem e consigam ampliar o repertório de argumentos pra próxima conversa sobre o tema.

Qualquer dúvida é só me procurar no instagram.com/veganismoporamor
Até a próxima J

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *