Monique Zuma

CAFÉ DA MANHÃ VEGANO – Dicas para o dia a dia

Quando me tornei vegana minha maior dificuldade relacionada à alimentação foi no café da manhã. Por estar acostumada a comer derivados de leite e coisas preparadas com ovo, no início não sabia como fazer as substituições.

   Resolvi fazer esse post para ajudar quem está passando pelo mesmo problema. E mais uma vez, é mais simples do que parece. É possível fazer panqueca e crepioca sem ovo, mingau e vitaminas sem leite, e existem várias alternativas de pastinhas e recheios para passar no pão, na tapioca, ou no que você preferir. Bora pras dicas!

  Pra começar, existem muitos pães veganos à venda em supermercados. Cheque os ingredientes e se a marca não está envolvida em testes em animais e seja feliz! Caso você não goste de consumir pão industrializado, pode optar por fazer um pão caseiro no forno, pão de frigideira, tapioca ou crepioca. Para fazer essa última sem usar ovo é só misturar a farinha que você preferir (aveia ou grão de bico) com a mesma medida de polvilho ou tapioca e um pouco de água até obter uma consistência cremosa. Tempere ao seu gosto, despeje na frigideira dourando os dois lados e pronto! Lá no meu Instagram tem várias receitas de panquecas e crepiocas, salgadas e doces, para todos os gostos.

  Como recheio você pode usar a famosa hummus, que é uma pastinha a base de grão de bico deliciosa; “requeijão” vegano que pode ser feito com tofu, castanha de caju, aipim ou inhame; Tofu mexido para substituir o ovo mexido (já ensinei aqui em outro post); “ricota” feita com os resíduos de leite vegetal (gosto de fazer com o de amêndoa, que é só misturar com um pouco de azeite, sal e temperinhos a gosto).

Para fazer vitaminas e mingaus sem leite de vaca é só usar algum dos leites vegetais que ensinei no post sobre leite aqui também. ❤️

  Além dessas opções substitutivas ao que já estamos acostumados, tem duas coisas que adotei na minha rotina, que além de deliciosas são mega práticas: pudim de chia e o overnight oats (“aveia adormecida”). Para o pudim de chia eu só misturo 3 colheres de sopa de chia com 200 ml de leite vegetal (amo com o de coco) e deixo na geladeira umas horinhas ou de um dia para o outro. Na hora de comer adiciono frutas (normalmente banana) e completo com pasta de amendoim. Você pode já deixar ele preparado com a fruta em um pote bem fechado na geladeira e ter um café da manhã pronto te esperando ao acordar. O overnight é bem parecido. Para fazer misturo 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farelo de aveia com 3/4 de xícara de leite vegetal, deixo na geladeira de um dia para o outro e como com frutas e pasta de amendoim.

   Espero que tenham gostado das dicas! Qualquer dúvida é só me procurarem lá no Instagram. Até a próxima 🙂

instagram.com/veganismoporamor

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